Blogue

O nosso presente e o nosso legado...para o planeta Terra!

28-04-2013 11:39

Trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de TIC em articulação com a disciplina de Geografia, com o intuito de publicação no presente blogue. O objetivo é dar uma perspetiva dos problemas atuais do nosso planeta Terra e apresentar os quatro cenários previstos para o futuro, segundo um estudo da ONU, no seu Programa PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).    

—————

Energias renováveis um passo para o desenvolvimento sustentável

27-04-2013 14:52

Segundo a agência de notícias de Portugal - LUSA: "A percentagem de energia de fontes renováveis representava, em 2011, 13% do consumo final bruto de energia na União Europeia (UE) e 24,9% em Portugal, o sexto melhor registo, divulgou hoje o Eurostat. Em 2004, a percentagem de energia de fontes renováveis representava, em Portugal, 19,3% do consumo final bruto de energia, em 2006 de 20,6% e em 2008 de 22,3%.A estratégia da UE para lutar contra as alterações climáticas tem como objectivo aumentar para 20% a quota das energias renováveis até 2020".

Esta é uma boa notícia para o desenvolvimento sustentável, pois a energia sustentável é uma necessidade imediata para manter a atual sociedade, assim como as gerações futuras em termos energéticos, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. É relevante não esquecer que este é um mercado gerador de riqueza e emprego para o nosso país, diminuindo deste modo problemas sociais e económicos. Permite que populações presentes e futuras tenham direito a um nível satisfatório de desenvolvimento económico e social de realização humana e cultural, consequentemente, um uso razoável dos recursos naturais e preservando as espécies e os habitats naturais.

—————

Ilha das flores

27-04-2013 13:36

O filme “Ilha das Flores” é um documentário de Jorge Furtado, produzido em 1989, mas muito atual. O ponto central desta curta-metragem pode ser definido como uma caricatura moderna do modelo de desenvolvimento que seguimos, em que a questão da desigualdade social está intimamente ligada à degradação ambiental, mas não abordada de forma isolada, desligada dos problemas sociais. Cada vez mais a sociedade vai ficando com problemas de ordem social, económica e cultural. Este pequeno filme é uma delícia para ser visto e debatido… por isso deixamos aqui mais uma sugestão.

—————

1º Prémio Nacional Cooperação e Solidariedade 2012

26-04-2013 20:42

A nossa escola em 2012 foi distinguida pelas boas práticas de solidariedade social, como tal decidimos pedir a um dos criadores da cooperativa de Briteiros para nos resumir que tipo de iniciativa mereceu tão grande distinção.

"O Agrupamento de Escolas de Briteiros, apoiado na forte ligação que vem mantendo com a comunidade, tem participado na construção local de soluções de desenvolvimento social sustentável. A constituição da Castreja - Cooperativa de Apoio Social e Cultural, CRL, com sede na escola, e da Loja Solidária, nas proximidades, são os primeiros passos formais de outras iniciativas em economia social que poderão induzir progresso social e económico, a médio prazo, para além da resolução de problemas imediatos, ateados pela crise que atravessamos. A esta capacidade de mobilização e realização comunitárias, foi recentemente atribuído o I Prémio Nacional Cooperação e Solidariedade, pela CASES- Cooperativa António Sérgio para a Economia Social".

Sub-diretor do AE de Briteiros 

Adelino Oliveira

 

—————

BRAVAL OFERECE UMA TONELADA DE ALIMENTOS

23-04-2013 20:57
 

A Braval começa hoje a oferecer uma tonelada de alimentos às câmaras municipais de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde e Terras de Bouro, resultante da campanha de solidariedade promovida na época natalícia. Por cada tonelada de lixo reciclado entregue, a Braval oferecia 1 quilograma de alimento... esta iniciativa revela o quanto o desenvolvimento sustentável pode ajudar a sociedade mais carenciada. A reciclagem é um negócio que emprega muita gente e que pode apoiar as pessoas mais carenciadas, todos saem a ganhar!

 

—————

A água um bem de todos... para todos

22-04-2013 11:03

Esta é uma história que devia ser vista por todos. Uma  história sobre um mundo obcecado por "coisas" sem consciência do que poderão estar fazer a todos.  É uma história de um sistema em crise... ambiental... social.... é uma percepção global do que rodeia as garrafas de água e a sua indústria... imaginem outras indústrias... vale a pena ver e rever (em inglês, mas podem ativar as legendas em português do Brasil na barra cinzenta). 

 

—————